Windows 11 está em quase 20% dos computadores, aponta pesquisa

No mais recente levantamento da empresa AdDuplex, o Windows 11 se mostrou presente em 19,3% dos computadores — um aumento de 2,8 pontos percentuais em comparação ao último relatório, divulgado no fim de janeiro. A pesquisa avalia os sistemas operacionais instalados em 5 mil computadores que usam o SDK AdDuplex v2 em apps da Microsoft Store.

Não foi um crescimento espantoso no mês de fevereiro, mas ainda assim sugere que a estratégia da Microsoft para a distribuição do novo SO funciona. De acordo com a pesquisa, o Windows 11 é a terceira versão mais usada, ficando atrás do Win 10 21H1 (27,5%) e do Win 10 21H2 (21%).

O gráfico do AdDuplex passou a ser amarelo e azul em homenagem à bandeira da Ucrânia (Imagem: Reprodução/AdDuplex)

Tendências importantes

Apesar de a pesquisa não recolher informações de centenas de milhares de computadores, a fatia observada pelo AdDuplex sinaliza tendências no segmento. Desde julho do ano passado, a empresa vem acompanhando a presença de mercado do Windows 11, que figurou em 1% dos computadores avaliados em julho, 10% em dezembro e, logo no começo do ano, 16,5%.

É difícil cravar o que impulsionou o crescimento do sistema operacional, mas certamente as atualizações, as notícias relacionadas a ele e a distribuição gratuita para quem usava o Win 10 colabora com os números. No mês de fevereiro, um grande update com o novo Media Player, Bloco de Notas e uma prévia do suporte para apps Android desembarcou para o público geral, o que também deve ter dado uma força em popularidade.

Considerando que a distribuição do SO continuará, os números devem se mostrar ainda maiores no próximo mês. Resta aguardar para ver se o Win 11 consegue ao menos se aproximar da maior fatia de mercado ou, quem sabe, supere seu antecessor ainda este ano.

Fonte: AdDuplex

Leave A Comment