Windows 10 tem oito 'funções ocultas'; veja melhorias no sistema

Qual a função do sistema operacional Windows?

Qual a função do sistema operacional Windows?

Qual a função do sistema operacional Windows?

Em suma, o sistema operacional, tem as funções básicas de interpretar os comandos do usuário; controlar os periféricos (teclado, vídeo, discos, impressora, mouse, plotter, etc) e organizar arquivos em disco.

Quais são as principais características do sistema operacional Windows?

O Windows é um sistema operacional de interface gráfica multitarefa. Isso significa que podemos trabalhar com vários programas simultaneamente. Por exemplo poderíamos escutar um CD colocado no CD-ROM enquanto escrevemos um documento, imprimimos um outro e recebemos um fax, todos ao mesmo tempo.

Quais são as principais características de um sistema operacional?

Trata-se de um programa com as seguintes características: Um sistema operacional é um programa que atua como uma interface entre o software e o hardware do computador. Trata-se de um conjunto integrado de programas especializados que são usados para gerenciar recursos globais e as operações do computador.

Quais são os sistemas operacionais e suas características?

Os S.O. (sistemas operativos) mais utilizados são o Windows, o Linux e o MAC OS. As principais características dos SO são: Ambiente de trabalho; Barra de tarefas; Ícones (pastas, atalhos, ficheiros); Acessórios; Painel de controlo; Explorador.

Quem nunca utilizou o sistema operacional Windows?

Se você nunca utilizou do sistema operacional Windows, pelo menos, já ouviu falar sobre ele em algum momento da sua vida. Isto porque trata-se de um dos sistemas operacionais mais utilizado no mundo todo.

Como funciona o sistema operacional?

Em suma, o sistema operacional, tem as funções básicas de interpretar os comandos do usuário; controlar os periféricos (teclado, vídeo, discos, impressora, mouse, plotter, etc) e organizar arquivos em disco. O sistema operacional "se comunica" com:

Qual o sistema operacional do Windows NT?

Embora seja tratado como sistema operacional o Windows (versões 3.xx, 95, 98, 2000) não é um sistema operacional e sim uma interface gráfica que trabalha sobre o DOS. O Windows NT sim , este é um sistema operacional com todas as características de gerenciamento.

Quais são os sistemas operacionais mais comuns para computadores?

Quais são as funções de um sistema operacional?

Maestrovirtuale » Tecnologia » Quais são as funções de um sistema operacional?

As funções de um excelente sistema operacional são gerenciamento de processos, memória e comunicação entre aplicativos, entre outros.

Um sistema operacional é o principal software ou conjunto de programas que gerencia todos os processos que surgem em um dispositivo eletrônico.

Não são os programas e aplicativos que costumamos usar para o uso do computador, por exemplo, mas as características que permitem que esses aplicativos funcionem.

Um dos objetivos do sistema operacional é gerenciar o núcleo, os recursos de localização e o hardware de nossa máquina. A maioria dos dispositivos eletrônicos no mercado que possuem um microprocessador possui um sistema operacional.

No início da criação dos sistemas operacionais, a maior falha que eles tinham era o fato de terem muito pouca capacidade e muito baixa utilização; portanto, isso geralmente era feito manualmente através de um lote. No lote, os trabalhos, que são os pedidos necessários para executar uma ação, foram ativados manualmente.

À medida que a complexidade dos sistemas operacionais aumentava, essas tarefas precisavam ser automatizadas, aparecendo assim os primeiros intérpretes de comando.

Com todas as atualizações e descobertas feitas ao longo dos anos, nada resta dos primeiros sistemas operacionais que precisaram ser ativados manualmente.

Eles são cada vez mais sofisticados e ativados sozinhos para proteger a máquina e executar tarefas necessárias e rotineiras.

Principais funções de um sistema operacional

Como mencionamos anteriormente, a maioria dos sistemas operacionais já é pré-fabricada com uma lista de tarefas a serem executadas em nosso dispositivo eletrônico, para que tudo corra bem.

Só é necessário fazer pequenos ajustes para adaptar a configuração às necessidades do nosso dispositivo.

1- Gerenciamento de processos

Uma das partes mais importantes de um sistema operacional é o gerenciamento de processos. Processos são os recursos que um programa precisa executar.

Isso envolve o uso de memória, tempo de CPU (unidade central de processamento) e os arquivos aos quais o aplicativo precisa acessar para funcionar bem.

O sistema operacional, para cuidar do bom funcionamento da máquina, é dedicado a criar e destruir processos, pará-los, retomá-los e ajudar nos mecanismos de comunicação entre processos.

Podemos comparar esta tarefa com o trabalho de um trabalhador de escritório. Se fizermos uma lista de tarefas, o sistema de gerenciamento de processos estabelecerá uma linha de ação na qual os processos mais importantes serão colocados em prioridade, os intermediários em um local intermediário e, finalmente, os menos importantes em último lugar.

O problema é que o gerenciamento de processos é feito por meio de uma máquina que define prioridades arbitrárias para as tarefas a serem executadas e, às vezes, tarefas sem importância permanecem sem implementação.

É necessário, então, alterar a configuração da ferramenta de gerenciamento de processos e dar maior prioridade às tarefas necessárias ou forçar sua execução manualmente.

2- Gerenciamento de memória principal

Outro componente importante do sistema operacional é o gerenciamento da memória principal. A memória consiste em um armazém de dados que é compartilhado pela CPU e aplicativos e que perde sua capacidade em caso de falha.

Portanto, é importante que o sistema operacional seja responsável pelo gerenciamento de memória, para que não fique saturado e os dados e informações nele contidos sejam perdidos.

O sistema operacional garante que parte da memória esteja sendo usada e por quê. Decida onde os processos são colocados quando houver espaço livre e aloque e reivindique o espaço necessário para que seja sempre bem utilizado.

3- Gerenciamento de armazenamento secundário

A memória é algo muito volátil e, em caso de falha, você pode perder as informações contidas nela. Portanto, é necessário ter um segundo módulo de armazenamento que possa armazenar os dados a longo prazo.

Como na memória principal, o sistema operacional é responsável por gerenciar o espaço livre e atribui a ordem de economia. Também garante que tudo esteja perfeitamente armazenado, bem como quanto espaço é livre e onde.

4- Gerenciamento do sistema de entrada e saída

O sistema operacional é responsável por gerenciar as portas de entrada e saída do computador, como fones de ouvido, impressora, monitor etc.

No passado, quando você queria instalar uma nova porta externa, era importante ter um disco de instalação que continha os drivers para o computador aceitar.

Atualmente, atualmente, o sistema operacional do computador é geralmente responsável por pesquisar na rede as informações necessárias para que as novas portas externas funcionem perfeitamente.

5- Registro do sistema de arquivos

Os arquivos são formatos criados por seus proprietários que se tornam tabelas e o sistema operacional é responsável por registrá-los e salvá-los.

O sistema operacional é responsável por criar, excluir e arquivar os arquivos criados, além de oferecer as ferramentas necessárias para acessar os arquivos a qualquer momento.

Estabelece a comunicação entre os arquivos e as unidades de armazenamento e, finalmente, pode ser configurado para fazer cópias de backup de todos os arquivos, para que, em caso de acidente, nem todos sejam perdidos.

6- Segurança

O sistema operacional é responsável pela segurança da máquina. Uma das atividades mais importantes é o acesso de usuários ou programas onde eles não deveriam.

Existem muitos vírus que podem afetar nosso sistema, e o sistema operacional garante que isso não aconteça.

Você pode configurar o sistema operacional para que as verificações periódicas sejam realizadas e os controles de segurança que você precisa executar sejam estabelecidos.

7- Comunicação entre elementos e aplicações

Por meio das interfaces de rede, o sistema operacional mantém a comunicação entre os diferentes componentes da máquina e todos os aplicativos que estão em contato com eles. Envie e receba informações.

8- Relatar status do sistema

Existem vários aplicativos instalados por padrão ao lado do sistema operacional, mas que não são um sistema como tal.

Eles oferecem um ambiente básico e características para o desenvolvimento e execução dos programas instalados em nossa máquina.

Ele informa o estado do sistema, se é necessário executar alguma ação ou aprovar que alguma ação seja tomada, como atualizações automáticas.

Além disso, ele suporta as diferentes linguagens de programação para que qualquer tipo de aplicativo esteja operacional em nossa máquina. Obviamente, possui programas que melhoram a comunicação entre aplicativos.

9- Gerenciamento de recursos

Gerencie todas as principais partes da máquina através do gerenciador de recursos. Sua função como administrador envolve a segurança e a comunicação da unidade central de processamento ou CPU, os dispositivos externos que estão conectados ao computador.

Como a memória interna e a memória secundária, onde você às vezes precisa limpar e alterar as partes armazenadas de uma para outra.

Em geral, ele gerencia todos os recursos do sistema e todos os recursos que entram em contato com ele

10- Administração do usuário

O sistema operacional também é responsável por gerenciar os perfis armazenados no computador, dependendo de quem criou um perfil nele.

A administração do usuário pode ser de usuário único ou multiusuário. Isso não significa que o sistema operacional permita que apenas um perfil de usuário seja criado para uso em um computador.

O fato de ser um perfil de usuário único implica que apenas as execuções desse usuário estão ativas e somente as dele. No outro, no multiusuário, permite que as tarefas de mais de um usuário sejam ativas ao mesmo tempo.

Os sistemas operacionais mais comuns

Os sistemas operacionais mais conhecidos e usados ​​no mercado são Windows, iOS e Linux para computadores. E o Android e iOS para smartphones.

Existem milhares de sistemas operacionais, com um grau maior ou menor de sofisticação, dependendo de qual dispositivo eles são necessários.

O Windows pertence à grande macroimperio da Microsoft, enquanto os iOs pertencem à Apple. O Linux, por sua vez, é uma plataforma de software livre que permite modificar seu sistema operacional. Dentro da plataforma Linux estão o Ubuntu e o Devian, que são os mais conhecidos.

Esses softwares livres permitem ao usuário modificar o sistema operacional como ele gosta. Ele também tem um certo risco, e é isso que tocar o núcleo do sistema operacional quando você não tem muito conhecimento pode causar uma catástrofe.

Pelo contrário, sistemas operacionais como Windows e iOS já estão preparados para os usuários mais inexperientes, para que a configuração inicial do sistema operacional permita seu uso sem a necessidade de fazer modificações dispendiosas.

Referências

Windows 10 tem oito 'funções ocultas'; veja melhorias no sistema

O Windows 10 trará algumas novidades já citadas no lançamento da versão Technical Preview. Mas, o usuário pode ficar ainda mais feliz, pois existem ainda mais recursos no sistema do que foi anunciado pela Microsoft. Alguns são quase invisíveis ou estão desativados. Para saber mais, acompanhe esse passeio do TechTudo pelas funções extras do novo sistema operacional ainda em versão de testes.

1 de 12 Windows10-logo (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo Windows10-logo (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

1. Atalhos de teclado tornam desktops virtuais super fácil de usar

Provavelmente você deve ter se perguntado se o recurso que permite usar vários desktop possui atalhos de teclado, não é mesmo? A boa notícias é que a resposta para a pergunta é um sonoro “sim”.

O usuário pode testar a combinação de teclas Windows + Tab, como uma versão mais luxuosa de Alt + Tab. Agora, em vez de alternar os aplicativos, o atalho mostrará a interface estilo Expose (ou Mission Control) do recurso, onde poderá criar ou alternar entre vários desktops. Além disso, você pode pressionar Ctrl+Windows+direito ou esquerdo, para se mover entre as áreas de trabalho virtuais.

2 de 12 Use os atalhos de teclado para manipular os desktops virtuais (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Use os atalhos de teclado para manipular os desktops virtuais (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

2. Histórico do arquivo agora tem sua própria guia em Propriedades

Uma das características mas úteis e escondidas do Windows 8 era o histórico do arquivo, uma função que, essencialmente, é uma versão para Windows do Time Machine do OS X. Apesar desse recurso não ser novo, ele agora está mais fácil de ser encontrado. No Windows 10, é possível acessar as versões anteriores de um arquivo específico clicando com o botão direito do mouse, selecionando “Propriedades” e clicando em “Versões Anteriores”. Como o recurso histórico do arquivo tem evoluído ao longo dos anos, ele pode ter existido em versões passadas, com roupagem parecida com a atual.

3 de 12 Histórico de arquivos agora está em uma aba chamada Versões Anteriores — Foto: TechTudo Histórico de arquivos agora está em uma aba chamada Versões Anteriores — Foto: TechTudo

3. Explorer tem um novo “Home” com seus arquivos locais mais utilizados

No Windows 10, o Explorer recebeu uma nova aba chamada “Início”, que funciona como uma página inicial padrão ao abrir uma nova janela do programa. Essa janela mostra os locais que você marcou como favoritos, bem como seus arquivos e pastas utilizados recentemente. Mesmo não sendo uma grande função, o recurso se destaca por dar mais agilidade na hora de acessar arquivos e pastas.

4 de 12 Nova aba Inicio do Explorer: mais agilidade para acessar arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Nova aba Inicio do Explorer: mais agilidade para acessar arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

4. Finalmente é possível colocar a Lixeira no menu Iniciar e na barra de tarefas

Tratada como um objeto a parte, a Lixeira sempre foi diferente dos outros itens do sistema. Por razões pouco claras, colocar a Lixeira na barra de tarefas sempre foi desnecessariamente complicado. Mas, agora no Windows 10, a opção está bem mais fácil, você só precisa clicar com o botão direito do mouse no ícone da Lixeira e no menu que aparece, clicar na opção “Fixar na Tela Inicial”.

5 de 12 Fixando a Lixeira no menu Iniciar do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Fixando a Lixeira no menu Iniciar do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Agora que a Lixeira está no Menu Iniciar, você já pode arrastá-la para a barra de tarefas. Observe que, por algum motivo desconhecido, você não pode arrastar a Lixeira diretamente da área de trabalho para a barra de tarefas. É necessário fazer esse rápido processo para garantir que tudo funcione no desktop.

6 de 12 Arrastando a Lixeira para a barra de tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Arrastando a Lixeira para a barra de tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

5. O Prompt de Comando agora suporta muito mais que o CTRL+V

A Microsoft simplificou um pouco mais as operações de copiar e colar dentro do Prompt de Comando, entretanto, as mudanças nesse importante utilitário de sistema vão além disso. Para encontrar as outras novidades, clique com o botão direito do mouse na barra de título de uma janela do Prompt de Comando, selecione “Propriedades” e clique na guia “Experimental”. Lá encontrará vários outros novos recursos que podem ser habilitados e utilizados.

7 de 12 Habilitando funcionalidades adicionais do Prompt de Comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Habilitando funcionalidades adicionais do Prompt de Comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Algumas das novidades são obviamente pouco úteis, como a capacidade de alterar a transparência da janela (que para piorar, só entra em vigor depois de reiniciar o programa). No entanto, algumas são extremamente legais, como por exemplo, a que permite ajustar o texto para a borda da janela, bem como ajustar a largura para o que quiser.

8 de 12 Prompt de Comando com a transparência nem 30% (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Prompt de Comando com a transparência nem 30% (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Há também novos recursos de seleção de texto e a capacidade de filtrar a entrada quando colado para evitar os erros estranhos com citações inteligentes e tudo mais. No geral, vale a pena experimentar.

6. Cortana (provavelmente) está chegando ao PC

Bem antes do lançamento do Windows 10 Technical Preview, vazamentos e rumores indicavam que Cortana, a assistente virtual no Windows Phone, poderia aparecer como um recurso do Windows 10. Durante o evento da Microsoft no dia 30 de setembro, a gigante de tecnologia não mencionou especificamente que a assistente de voz chegaria no Windows 10.

Embora ainda não esteja presente ou funcional no Windows 10, alguns arquivos da versão Technical Preview do sistema operacional indicam que ela poderá aparecer na versão final do sistema, em 2015. Quem quiser ver as referências encontradas, precisa abrir o Explorer, clicar dentro da caixa de busca do programa, digitar “cortana” (sem as aspas) e depois teclar enter. Ao fazer isso, será exibidos um punhado de arquivos com a palavra “Cortana” no PC.

9 de 12 Arquivos relacionados à palavra cortana encontrados no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Arquivos relacionados à palavra cortana encontrados no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)) — Foto: TechTudo Arquivos relacionados à palavra cortana encontrados no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Arquivos relacionados à palavra cortana encontrados no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)) — Foto: TechTudo

7. Central de Notificações

Notificações no Windows nunca foram centralizadas, isso ocorre principalmente porque os desenvolvedores fazem seus próprios sistemas de notificação. Além disso, as “notificações” sempre foram limitadas a pequenas bolhas que aparecem no canto inferior direito da tela do computador.

No Windows 10, você poderá notará que isso está mudando. Assim, se você usou qualquer app tradicional do Windows 8, estas notificações lhe serão familiares. Enquanto as mudanças parecem ser apenas cosmética, existem rumores de que quando sair a versão final do Windows 10, o sistema terá um Central de Notificação completa assim como já acontece com o OS X.

O que esperar do novo Windows? Opine no Fórum do TechTudo.

Na verdade a Central de Notificação já existe e está desativada na versão Technical Preview do Windows 10. Para fazê-la funcionar no sistema, é preciso baixar um arquivo zip e descompactar ele. Com o arquivo zip extraído, você verá duas novas pastas (x64 e x86), que correspondem a arquitetura da versão instalada. Assim, se você instalou o 32-bit do Tech Preview, irá acessar a pasta x86. E se você instalou a versão de 64 bits, acesse a pasta x64.

10 de 12 Pasta x64 com os arquivos da Centra de Notificações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Pasta x64 com os arquivos da Centra de Notificações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Quando você abrir qualquer pasta, você verá dois arquivos: notificationact.dll e Copie arquivo notificationact.dll, crie uma pasta chamada “Stuff.” na unidade “C:” e cole o arquivo dentro dela. Depois disso, tudo que você tem a fazer é clicar duas vezes em que está na pasta x64 / x86 (dependendo do que você está usando) para iniciar o Centro de Notificações.

11 de 12 Central de Notificações do Windows 10 funcionando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Central de Notificações do Windows 10 funcionando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

8. Dê sugestões diretamente para a Microsoft

Este nem mesmo é um recurso secreto do Windows 10, mas vale a pena saber que ele existe. A Microsoft criou um aplicativo de feedback especificamente para os usuários deste Technical Preview, por isso, enquanto estiver usando o sistema operacional, o Windows irá, ocasionalmente, pedir-lhe feedback para certas características, mas claro, você também pode deixar a sua própria sugestão. Mas para usar o Windows Feedback, você precisa estar registrado no Windows Insider Preview Program.

12 de 12 Fale diretamente com a Microsoft com o Windows Feedback (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Fale diretamente com a Microsoft com o Windows Feedback (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Não é incomum a Microsoft solicitar feedback de um beta mas, nesse caso, o sistema de envio é incrivelmente fácil, por isso vale a pena usá-lo e escrever algo além de um simples retorno ou opinião.

Se você já teve vontade de dizer algo para a Microsoft, agora é sua chance. Faça com que eles saibam exatamente como você está se sentindo com o sistema operacional, pois nunca houve um momento melhor para dizer para a fabricante de software de Redmond, o que você realmente quer.

Conclusão

O Windows 10 traz uma série de melhorias bastante sólidas sobre o Windows 8.1 e já é possível ver que novos recursos estão chegando. Nele existe também uma grande variedade de aplicativos estilo Modern (antigo Metro) que, embora tecnicamente não sejam novos, vale a pena explorar, principalmente agora que eles não estão mais isolados em um modo de tela cheia pesado. Um bom exemplo é o aplicativo Photos, que contém alguns recursos de edição de imagens muito agradáveis, semelhante ao que você pode encontrar atualmente em apps de smartphone ou tablet.

Leave A Comment