Rival do Chromebook? Microsoft pode lançar notebook acessível com nova versão do Windows 11, diz rumor

A Microsoft atualizou a família “Surface” de notebooks e tablets no mês de setembro com processadores de última geração e o Windows 11, a última versão do sistema operacional mais utilizado em PCs. Os preços dos novos produtos partem de € 449 (~R$ 2.900) pelo Surface Go 3 , mas opções ainda mais acessíveis podem ser anunciadas em breve.
De acordo com fontes confiáveis de Zac Bowden, do Windows Central , um novo notebook sob o codinome “Tenjin” está em fase de desenvolvimento pela Microsoft. Dados sobre seu processador, memória, tela e software foram revelados pelo insider , indicando que o laptop terá foco em custo-benefício e produtividade de estudantes em idade escolar.
O notebook deve oferecer o processador Intel Celeron N4120 , uma plataforma básica de 4 núcleos com litografia de 14 nanômetros e clocks de até 2,60 GHz. O clock básico é de 1,1 GHz com TDP de 6W. Vale lembrar que esse modelo foi lançado no fim de 2019.
É divulgado também que o “Tenjin” utilizará 8 GB de memória RAM e exibirá uma tela de 11,6 polegadas e alta definição (1.366 x 768 pixels), possivelmente utilizando a tecnologia LCD. O vazador informa que haverá uma porta USB-A, uma porta USB-C, entrada para fones de ouvido de 3,5 mm e uma porta de carregamento tradicional.
A grande novidade desse notebook é a possível existência de um sistema operacional adequado para suas especificações mais básicas. O Windows 11 “SE” vem figurando em especulações há vários meses — desde antes do lançamento do Windows 11 — e pode ser uma versão adaptada para notebooks de baixo custo , como o Tenjin, ou "Surface Laptop SE".
Com os polêmicos requisitos mínimos da nova geração do Windows , diversos usuários em plataformas mais antigas se encontraram impedidos de atualizar para o software mais recente. Com isso, dada a possiblidade de haver uma distribuição simplificada com menos recursos e menor exigência de hardware, um extenso público seria beneficiado.
Notebooks acessíveis com um sistema operacional básico são características que descrevem perfeitamente o Chromebook . Os laptops com Chrome OS se tornaram mais populares ao longo dos últimos anos e, em resposta, a Microsoft poderia buscar a recuperação desse público com uma solução mais barata.
Por ora, não há previsão de lançamento para o modelo “Tenjin”.
Leave A Comment