O que precisamos saber sobre a Optane™ da Intel?

O ritmo acelerado dos avanços tecnológicos exige que os computadores mantenham uma performance de excelência para ter um bom rendimento. Nesse sentido, a Intel® é referência no mercado de componentes, principalmente no que diz respeito a processadores e memória. O fato é que a Optane™ representa uma grande mudança de paradigma, mesmo em relação às tecnologias anteriores da Intel®.

O que precisamos saber sobre isso? Que lugar a Optane™ ocupa na evolução das memórias? Quais são seus principais benefícios? Vale mesmo a pena investir nela?

Criamos este post para esclarecer o assunto, mostrando tudo o que você precisa saber sobre a Intel® Optane™. Acompanhe!

Evolução das memórias

A Lei de Moore, proposta ainda na década de 1970, sugere que a capacidade de processamento dos computadores segue um ritmo de evolução impressionante, dobrando a cada dois anos. Isso significa um esforço de desenvolvimento tecnológico enorme. Mais surpreendente, no entanto, é que a Lei de Moore continua valendo até hoje.

A evolução das memórias dos computadores vem sendo acompanhada de perto não só por entusiastas no assunto, mas por empresas e gestores que querem garantir o bom desempenho das suas máquinas no ambiente de trabalho .

Na prática, o que acontece é que isso não significa simplesmente trocar os processadores pelos mais sofisticados. É preciso entender como os componentes se relacionam e qual é o impacto disso no desempenho dos PCs.

No início da era digital , o objetivo central era armazenar arquivos, o que colocou em destaque os disquetes, pen drives, HDs e SSDs. Com o tempo, esses dispositivos e componentes se tornaram cada vez mais potentes, tendo ainda o diferencial da mobilidade. Em tamanhos menores, permitiam combinações ainda mais ousadas.

Percebemos, então, que não adianta armazenar um volume gigantesco de dados sem que haja capacidade de processamento equivalente. Com isso, as memórias RAM também passaram a evoluir. Das memórias assíncronas (que não trabalhavam em sintonia com o processador), passando pelas SDRAM, chegamos às DDR RAM.

Nesse ponto, o segredo está na capacidade da memória de fazer duas leituras de dados ao mesmo tempo, otimizando o processamento. Havia quem dissesse que pouco avanço seria alcançado por um bom tempo, mas a Intel® Optane™ veio para mostrar que isso não era verdade.

Intel® Optane™

A grande disrupção dessa tecnologia está na mudança como compreendemos as relações entre memória e desempenho. O fato é que não basta um processador de qualidade para ter alta performance. Um disco rígido ruim, por exemplo, faz com que o processador tenha que trabalhar em dobro.

A relação pode ser representada por uma pirâmide. No topo, temos a memória do CPU, seguida pelos SSDs e, por fim, pelo disco rígido. O que muda, basicamente, é o tempo de armazenamento, sendo o disco rígido onde ficam os dados por mais tempo e a memória do CPU um processador de dados que trabalha de forma dinâmica, perdendo-os constantemente.

O grande diferencial da Intel® Optane™ é sua capacidade de otimização da relação entre essas instâncias. Na prática, ela oferece uma espécie de sistema de cache para a memória principal, permitindo que ela guarde alguns dados quando necessário.

O que isso significa? Que ela acessa com mais velocidade documentos, vídeos, imagens e apps usados com frequência, memorizando-os mesmo quando o computador não está ligado. No modelo tradicional, a memória perde todos os dados quando o sistema é desligado. Com a Intel® Optane™, entretanto, é possível armazenar de forma inteligente alguns deles.

Assim, o processador não precisará solicitá-los novamente ao HD sempre que realizar uma mesma função. Um SSD ou HDD se torna excepcionalmente mais eficiente com a inserção desse componente, que é financeiramente muito mais acessível — e as vantagens não param por aí.

Benefícios da Intel® Optane™

O grande diferencial é sua capacidade de acelerar o armazenamento já existente e, com isso, melhorar o processamento como um todo. Combinado a um HD normal, a Optane™ é capaz de oferecer uma performance similar a de um SSD. A Intel® tem chamado isso de HD acelerado.

Usuários que dependem diretamente de um desempenho de alto nível são os que mais sentem a diferença. O uso de aplicações de edição de multimídia ou softwares industriais em geral, por exemplo, exige muito dos computadores e tende a se beneficiar amplamente desse investimento .

Aqui, vale destacar que a Optane™ foi desenvolvida com o objetivo de ser uma alternativa mais acessível. Para isso, a Intel® adotou uma de suas mais poderosas tecnologias, chamada 3D XPoint. Seu diferencial é o uso de células de memória tridimensionais, fazendo com que ela alcance um desempenho muito maior que o da NAND, sem abrir mão da persistência dos dados.

Assim, a Optane™ causa impacto direto no chamado time to open (tempo para abrir) dos aplicativos, além do próprio desempenho. Segundo a Intel®, o tempo de carregamento de um jogo pode ser acelerado em até 67% em comparação com a mesma configuração de PC, mas sem a Optane™.

Outro benefício é a compatibilidade com o mercado. Por se tratar de um produto Intel®, estamos falando de um componente amplamente compatível com as mais variadas configurações de PCs. O ponto de partida deve ser um chip Intel Core de pelo menos sétima geração.

Já o preço pode variar, mas costuma girar em torno de R$ 250 — um valor relativamente baixo, principalmente quando é considerado o custo-benefício do investimento .

Por fim, vale destacar a redução de riscos que a Optane™ traz consigo. Produtos Intel® são referência no mercado. Ao estabelecer uma configuração que inclua a Optane™, o usuário garante um desempenho de ponta sem abrir mão da segurança do sistema como um todo.

Esses são diferenciais que devem ser levados em consideração sempre que o assunto é um computador, principalmente o corporativo. Se antes seria necessário reestruturar totalmente o PC para alcançar um nível de performance mais alto, hoje isso é possível com um pequeno upgrade focado na memória.

Como você pôde ver, a Intel® Optane™ tem muito a oferecer. Faça uma análise dos seus PCs atuais e veja como essa nova tecnologia pode torná-los ainda mais eficientes. Os benefícios, como mostramos aqui, são significativos!

Se você quer PCs, All in Ones e notebooks corporativos de alta performance, entre em contato com a Positivo e fale com quem mais entende do assunto!

Leave a Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave A Comment