O novo logotipo do Windows agora lembra mesmo uma janela - Infowester

O que são janelas, ícones, menus e dispositivos apontadores (wimp)?

Definição - O que significa Windows, ícones, menus e dispositivo apontador (WIMP)?

Janelas, ícones, menus e dispositivos apontadores (WIMP) denotam um estilo de interação homem-computador envolvendo os elementos acima mencionados da interface gráfica do usuário (GUI), que é o método de interação mais comum atualmente usado pelos computadores desktop. A interação WIMP foi desenvolvida no Xerox PARC em 1973, e o termo cunhado por Merzouga Wilberts em 1980, com o método popularizado pelo Macintosh da Apple em 1984.

Techopedia explica Windows, ícones, menus e dispositivo apontador (WIMP)

A interação do Windows, ícones, menus e dispositivo apontador (WIMP) é o que o público em geral está acostumado na computação, porque é a interação mais comum usada em sistemas operacionais populares, como Windows, SO da Apple e até mesmo nos modernos Linux e UNIX. como sistemas operacionais. Porém, em sistemas operacionais mais orientados para o desenvolvimento, como Linux e UNIX, existe uma opção de renunciar completamente ao dispositivo apontador e executar toda a interação com o sistema operacional por meio do prompt de comando ou do shell, mas as janelas permanecem.

Características de um sistema WIMP:

Uma janela isola os programas um do outro, o que permite ao usuário alternar entre os programas em execução, dando foco a janelas específicas.

Os ícones atuam como atalhos para vários programas, locais e ações possíveis no sistema operacional.

Um menu que pode ser baseado em texto, ícone ou uma combinação de ambos pode ser usado como um sistema de seleção para várias tarefas.

Um ponteiro representa a localização de um movimento do dispositivo, normalmente um mouse usado para fazer seleções na GUI.

Como o WIMP é tão comum, ele foi usado erroneamente como sinônimo da GUI. Isso é falso porque, embora todos os sistemas WIMP sejam um tipo de GUI, nem todos os tipos de GUIs são WIMP, alguns não usam janelas para isolar aplicativos e sistemas operacionais móveis como Android e iOS usam ícones, widgets e menus, mas não janelas. ou dispositivos apontadores.

Janelas, ícones, menus e dispositivo apontador (wimp) – Definirtec

Definição - O que significa Windows, Ícones, Menus e Dispositivo Indicador (WIMP)?

Windows, ícones, menus e dispositivo apontador (WIMP) denota um estilo de interação humano-computador envolvendo os elementos mencionados da interface gráfica do usuário (GUI), que é o método de interação mais comum usado por computadores desktop hoje. A interação WIMP foi desenvolvida na Xerox PARC em 1973, e o termo foi cunhado por Merzouga Wilberts em 1980, com o método popularizado pelo Macintosh da Apple em 1984.

Definirtec explica Windows, ícones, menus e dispositivo apontador (WIMP)

A interação do Windows, ícones, menus e dispositivo apontador (WIMP) é o que o público em geral está acostumado na computação, porque é a interação mais comum usada em sistemas operacionais populares como Windows, SO da Apple e até mesmo no Linux e UNIX modernos. como sistemas operacionais. Mas em sistemas operacionais mais orientados para o desenvolvimento, como Linux e UNIX, há uma opção de abrir mão do dispositivo apontador e realizar toda a interação com o sistema operacional por meio do prompt de comando ou shell, mas as janelas permanecem.

Características de um sistema WIMP:

Uma janela isola os programas uns dos outros, o que permite ao usuário alternar entre os programas em execução, dando foco a janelas específicas.

Os ícones funcionam como atalhos para vários programas, locais e ações possíveis no sistema operacional.

Um menu que pode ser baseado em texto, baseado em ícones ou uma combinação de ambos pode ser usado como um sistema de seleção para várias tarefas.

Um ponteiro representa a localização do movimento de um dispositivo, normalmente um mouse usado para fazer seleções na GUI.

Como o WIMP é muito comum, ele foi erroneamente usado como sinônimo de GUI. Isso é falso porque, embora todos os sistemas WIMP sejam um tipo de GUI, nem todos os tipos de GUIs são WIMP, alguns não usam janelas para isolar aplicativos e sistemas operacionais móveis como Android e iOS usam ícones, widgets e menus, mas não janelas ou dispositivos apontadores.

O novo logotipo do Windows agora lembra mesmo uma janela - Infowester

Quando eu comecei a ter contato com PCs, o primeiro sistema operacional que experimentei foi o Windows 3.1 (nossa, agora eu me senti velho!). Desde então, o sistema ganhou inúmeras versões, mas em nenhuma delas eu conseguia enxergar claramente uma janela no logotipo (windows = janelas em inglês, como você deve saber). Mas isso acaba de mudar: a Microsoft divulgou hoje (17/02/2012) o logotipo do Windows 8 e, pela primeira vez, eu não precisei de esforço para enxergar uma janela ali:

Logotipo completo:

Trata-se de uma mudança bastante radical e, talvez, adequada à nova e ousada fase que o sistema operacional da Microsoft está prestes a entrar. O logotipo faz alusão à interface Metro do Windows 8, que divide as informações visuais em blocos, abusando de linhas retas e cores sólidas, fazendo com que o usuário tenha a sensação de combinação e continuidade entre os elementos visualizados.

O logotipo do Windows 8 é obra da Pentagram Design, que explicou sua criação dizendo: “seu nome é Windows [ou seja, Janelas]. Por que você é uma bandeira?”. É, de fato, os logotipos das últimas versões do Windows lembram mais uma bandeira em movimento do que uma janela. Só não sei ainda se gostei da nova imagem. E você, o que achou?

Referência: Blogging Windows.

Emerson Alecrim

Leave A Comment