Mini Desktop: o compacto que pode fazer muito pela sua empresa

Na hora de renovar ou iniciar uma infraestrutura de computadores para empresas, muitos aspectos devem ser analisados. Afinal, todo empreendimento busca lucratividade e resultados. A escolha de uma máquina corporativa deve ser avaliada com cuidado e atenção, já que pode interferir diretamente na produtividade e na qualidade do trabalho realizado.

Nesse sentido, o Mini Desktop está ganhando espaço no mercado. Com a inovação tecnológica, a tendência mundial é cada vez mais desenvolver produtos menores, sem comprometer a performance e a necessidade.
Quer entender mais sobre esse modelo de computador? Com o auxílio da Gesiane Maria de Lima, especialista de produto na Positivo Tecnologia, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e ainda indicar o modelo certo para adquirir ou fazer uma locação de desktop . Confira!
O mini desktop dá conta do recado?
Pense em como a tecnologia vem se adaptando a múltiplos formatos nos últimos anos. Hoje, uma empresa pode investir em All-in-One, PC ou notebook , máquinas bem diferentes em questão de construção, mas que têm todas as funções para atender às necessidades de uso da maioria das empresas, bancos e órgãos públicos.
O mini desktop entra nessa mesma lógica. Ele é o resultado de anos de evolução na otimização de espaço e miniaturização de componentes eletrônicos para oferecer bom desempenho em pequenas caixas, que se adaptam nas organizações.
Para você ter uma ideia, hoje é possível ter um mini desktop com uma gama de modelos de processadores que vão do Pentium até a linha Core i9 da Intel, cobrindo a grande maioria de necessidades operacionais em um negócio.
Ou seja, o balanço entre performance e praticidade é o grande trunfo desse tipo de computador. Ele não só dá conta do recado como garante vários benefícios que só ele pode proporcionar quando comparado aos outros formatos.
Gesiane Lima aponta que “a escolha de computadores sempre deve estar atrelada às necessidades da empresa junto à relação custo x benefício. Sabendo que tipo de trabalho o negócio desenvolve e o tipo de aplicação utilizada, é possível evitar erros fatais, tanto para a produtividade, quanto para a segurança.”
Qual sistema operacional o mini desktop utiliza?
Mini desktops são computadores completos, mesmo que bem menores que aqueles que você se acostumou a ver. Isso significa que a TI pode introduzir qualquer solução necessária para a função que ele vai desempenhar — desde o Linux até o Windows 10 Pro. Isso dá liberdade à TI para adaptar cada máquina a um uso específico.
Quais são as vantagens de um mini desktop no uso corporativo?
Para trocar os modelos tradicionais por um mini desktop, você precisa de boas razões, certo? E elas existem! Veja a seguir o que esse tipo de máquina pode trazer para o espaço físico e a produtividade dentro do escritório .
Economia de espaço
A vantagem mais evidente do mini desktop, claro, é o seu tamanho. Com um gabinete menor do que um monitor e bem leve, ele pode ser posicionado de várias formas em estações de trabalho para economizar espaço.
“Independentemente do layout do escritório ou organização, o seu tamanho ultracompacto — com gabinete de apenas 1 litro — se encaixa perfeitamente em qualquer local. Ele pode ser acoplado atrás do monitor, embaixo da mesa ou até na parede, sem que os seus sistemas de resfriamento sejam comprometidos”, explica a especialista de produto da Positivo Tecnologia.
Esse tamanho compacto proporciona um ambiente mais elegante no contato com o público (como caixas e recepções) e permite colocar mais estações de trabalho em um determinado ambiente. É mais bem estar e organização para quem trabalha todos os dias no ambiente e uma impressão mais positiva para clientes e parceiros que visitem a empresa.
Economia de energia
Você já parou para pensar o quanto cada um dos computadores de sua empresa consome de energia todo mês? Sabemos que todos os gestores de negócio estão buscando formas inteligentes de produzir mais, com o menor custo de energia possível.
Mini desktops também são focados em otimização da eficiência energética de seus componentes. Além de ser ultracompacto, trata-se de um produto de consumo de energia extremamente baixo, se comparado aos desktops tradicionais. Gesiane Lima conta como isso influência o sucesso da empresa.
“A energia é um dos custos empresariais que impactam na lucratividade de um negócio. Dessa forma, existe uma grande importância em reduzir diariamente custos e impactos, mantendo os valores das organizações sob controle.”
Portabilidade
Profissionais de TI com mais de uma década de experiência conhecem bem o sufoco de ter que movimentar gabinetes para reorganização de espaços e substituição de máquinas.
Isso é tão mais fácil com o mini desktop que a empresa pode fazer movimentações mais frequentes, ajustar estações de trabalho de acordo com projetos e até permitir que um dos colaboradores leve-o para casa quando for necessário.
Segurança
Mini desktops oferecem as mesmas opções de segurança que qualquer outro formato de computador, porém, a portabilidade para uso corporativo exige uma preocupação ainda maior.
É por isso que os melhores modelos são dotados de Chip TPM para criptografia em nível de hardware. É um reforço importante para o trabalho da equipe tecnológica. Gesiane completa explicando que o chip “proporciona um sistema de criptografia dos dados, evitando que terceiros possam acessá-los sem autorização, garantindo mais segurança às informações da empresa.”
Flexibilidade
Como dito anteriormente: por ter proporções tão pequenas e ao mesmo tempo uma performance de uso generalista, o mini desktop pode se adaptar a qualquer uso em uma empresa.
O tamanho ultracompacto faz com que esse desktop seja adaptável a diferentes ambientes. E ele pode ser utilizado tanto na horizontal quanto na vertical.
O mini desktop também pode ser o computador que roda o software no caixa e usado para análise de dados em BI. E como é fácil realocá-lo, esse equipamento pode exercer várias funções, de acordo com a demanda de estações específicas dentro da empresa.
Quais são as especificações do Positivo Master C6200 MiniPro?
Depois de ler essas vantagens, você deve estar se perguntando que tipo de performance exatamente um mini desktop pode entregar. Para explicar, vamos usar o modelo C6200 Mini Pro da Positivo como demonstração dessas especificações possíveis.
Como dissemos, trata-se de um ultracompacto muito flexível. Ele começa em um Intel Pentium e sistema operacional Linux e vai até um core i9 e Windows 10 Pro.
A engenheira destaca que dentro da linha Mini Pro tem produtos com a última geração de Processadores (9º geração de processadores Intel), sendo que, no modelo C8200 , temos a opção da Tecnologia Intel vPro, que permite o gerenciamento remoto do equipamento com segurança.”
E para ter ainda mais opções, a aquisição pode incluir um monitor, suporte VESA e uma unidade ótica externa, dependendo da necessidade da empresa para as tarefas que serão realizadas por ele.
O modelo Master C6200 MiniPro tem ainda um opcional para se adaptar a atividades mais específicas, que exigem uma conexão extremamente poderosa — trata-se do suporte a Wi-Fi Gigabit. Ainda na conectividade, os modelos oferecem 8 portas USB, sendo 2 delas USB 3.1 Type C.
E esse é o grande diferencial do mini desktop: ele entrega a performance, conexão e robustez que se espera de um modelo corporativo, mas com tamanho, peso e design de um computador portátil. Se você pretende adquirir ou alugar novos modelos para a empresa, vale muito a pena dar uma olhada nessas opções.
E aí, gostou de conhecer mais um modelo de computador corporativo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe essas informações chegarem a mais pessoas!
Leave a Reply Cancelar resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Leave A Comment