Adobe MAX 2021: Photoshop ganha versão para navegador, Premiere e mais recebem melhorias

A Adobe está anunciando diversas novidades no evento MAX 2021 e com ele temos muitas melhorias para diversos dos seus programas como o After Effects, Premiere e para o Photoshop, que agora ganhou uma versão que roda diretamente do navegador. Confira agora todas as novidades.

Começando pela grande novidade do Photoshop temos a possibilidade de fazer edições simples em imagens direto do navegador. Também é possível utilizar essa nova modalidade para exibir imagens e trabalhar em colaboração, mas é preciso que cada usuário tenha uma assinatura Creative Cloud para fazer modificações em tempo real.

No iPad o Photoshop está recebendo suporte a arquivos RAW e ProRAW da Apple, o que permitirá trabalhar com imagens utilizando camadas e grupos em objetos inteligentes de forma não-destrutiva. Outra nova possibilidade é a capacidade de escurecer ou clarear áreas específicas de imagens mais facilmente no tablet.

Demais novidades do editor de imagens para iPad e desktop incluem máscara de objetos automática ao realizar seleções como no vídeo acima.

Também é possível clicar com o botão direito do mouse para selecionar todos os objetos da imagem com ajuda da IA Adobe Sensei, que também está entregando 3 novos filtros neurais: Misturador de Paisagem, Transferência de Cores e Harmonização. Os filtros existentes também estão recebendo melhorias para torná-los mais realistas.

Finalizando com o Photoshop agora ele terá ainda mais integrações com o Illustrator, mantendo a possibilidade de editar ilustrações dentro de ambos sempre que possível ou preservando a fidelidade visual da melhor forma. O editor também será compatível com HDR e ganhou diversas melhorias ao gerenciar cores e utilizar o filtro de tinta a óleo.

O Photoshop Express também está recebendo uma ferramenta que identifica e permite substituir a cor dos lábios de pessoas em fotos, além de utilizar a seleção inteligente para remover partes de uma imagem e utilizá-las para criar um novo projeto.

Falando do Adobe Illustrator, o editor também está ganhando uma versão para navegadores com as mesmas funções colaborativas, mas por enquanto em versão beta.

Outra novidade é o novo painel de desenho 3D com materiais do Adobe Substance, que criam superfícies mais realistas. A compatibilidade com outros projetos também foi melhorada, com o Illustrator podendo baixar e instalar fontes que estejam faltando no seu computador ao abrir um arquivo.

O Illustrator para iPad está recebendo o recurso Vectorize, que converte imagens de esboço em vetores que podem ser editados livremente no programa. A mesma função também pode ser utilizada para criar pincéis artísticos e caligrafias personalizadas.

Além disso, também é possível transformar linhas de vários pontos em formas e ainda manipular arquivos com histórico de versões, guias e até mesmo projetos do Photoshop e Fresco com maior compatibilidade entre os aplicativos.

O Adobe InDesign está recebendo versões dedicadas para os chips Apple Silicon M1, M1 Pro e M1 Max, levando ainda mais fluidez para edições. O programa também está a recebendo a função Adobe Capture, que permite selecionar imagens do documento para criar um tema com recomendações de cores, fontes e formas para o projeto.

A Adobe também está lançando a Creative Cloud Canvas e Creative Cloud Spaces, a primeira permitindo que colaboradores reúnam diversas obras criadas com programas da Adobe em um projeto para que eles tenham uma visão mais abrangente de tudo.

Já o Creative Cloud Spaces permite que equipes criem espaços de armazenamento em nuvem para seus projetos, dessa forma é possível gerenciar todos os arquivos em um só lugar dedicado a eles.

Falando de colaboração, agora os aplicativos da Adobe suportam a criação de credenciais para identificar criadores de projetos. Estas credenciais também serão suportadas pelo Behance, que ainda apresentará um botão "Contrate-me" no perfil dos criadores.

O Lightroom está recebendo uma nova seleção de assunto com IA que permite combinar objetos e planos de fundos de diferentes imagens mais facilmente e até mesmo editar seleções com mais facilidade com uma guia de de recomendações e predefinições.

Há também novas grades como a proporção de ouro, espiral dourada ou a regra dos terços para facilitar o alinhamento de objetos. Com o Community Remix ainda será possível compartilhar edições com outras pessoas e encontrar inspirações compartilhadas por outros usuários.

Por fim, o Lightroom Academy será uma central de aprendizado gratuita para novos usuários e entusiastas da fotografia.

O Adobe Fresco está recebendo suporte a movimento em obras de arte com camadas animadas independentes com caminhos definidos para criar animações ainda mais elaboradas.

O aplicativo também está ganhando camadas de referência, que pode ser utilizada para colorir linhas das criações artísticas. Dessa forma basta criar a camada que ela se limitará ao contorno do objeto selecionado e você poderá pintá-la sem medo de errar e estragar seu projeto.

O Fresco ainda está ganhando novos estilos de pincéis e a ferramenta perspectiva, que adiciona linhas de orientação que se fixam de acordo com a arte criada pelo usuário. Dessa forma fica mais fácil desenhar e manter consistência visual nas suas obras.

O Adobe XD está recebendo suporte a arquivos Lottie com direito até mesmo ao plug-in LotteFiles, facilitando assim a adição de animações para seus protótipos. Animações criadas com o After Effects também estarão disponíveis no XD com este plug-in.

Finalizando sobre o Adobe MAX 2021 temos novidades no After Effects, Premiere Pro e Character Animator. O After Effects está recebendo melhorias que prometem 4 vezes rapidez em Renderização Multi-Frame, tudo isto graças a otimizações para CPUs multi-core como as do Apple M1, que agora conta com uma versão dedicada do After Effects em versão beta.

Há ainda o Speculative Preview, que renderiza composições e perfis em segundo plano, reduzindo o tempo exigido para criar projetos com muitas camadas e efeitos.

O After Effects também está recebendo a detecção de edição de cenas via Adobe Sensei, que insere marcadores em quadros editados.

Já o Premiere Pro está ganhando melhorias na transcrição de fala em 13 idiomas. Com o Simplificar Sequência será possível criar uma cópia limpa de uma sequência, ou seja, sem lacunas, faixas inutilizadas e mais.

Falando de codecs temos novos gerenciamentos de cores para H.264 e HEVC, este último agora contando com aceleração de hardware em 10 bits de 422. O Adobe Sensei também está presente aqui, organizando músicas automaticamente de acordo com o conteúdo do vídeo por meio do Remix.

O Character Animator está ganhando Body Tracker, que permite aos criadores gravar movimentos para animar personagens, que poderão ser criados diretamente no mesmo programa com o Puppet Maker. Há ainda o Lip Sync, que sincroniza o movimento da boca do personagem de acordo com o áudio inserido na cena.

Além dessas novidades para o After Effects, Premiere Pro e Character Animator, a Adobe está lançando o Frame.io, que permite editar vídeos de forma colaborativa com anotações e muito mais.

Vale lembrar que a Adobe também lançou o Premiere e o Photoshop Elements 2022 , que são versões mais básicas e acessíveis dos editores de imagem e vídeo.

Leave A Comment