3 motivos para comprar um computador com sistema operacional instalado

Uma boa performance dos computadores é essencial para qualquer empresa que quer alcançar os resultados planejados. Por isso, é natural que o gestor de TI esteja atento a diversos fatores na hora de escolher os equipamentos a serem comprados. Nesse sentido, um computador com sistema operacional já instalado é um diferencial importante.

Entretanto, nem todo mundo dá a devida atenção a essa característica na hora de escolher um PC corporativo. Afinal, quais são as vantagens? Vale mesmo a pena contar com computadores com sistema operacional já embarcado? Quais são as opções mais comuns? O que levar em conta para escolher entre elas? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quais são as principais vantagens de adquirir um computador com sistema operacional?

Listamos aqui as principais vantagens de adquirir um PC com sistema operacional instalado, além de algumas dicas para escolher a melhor opção para a sua empresa. Acompanhe!

1. Redução de custos

Todo investimento em equipamentos e softwares deve passar por uma análise sobre a viabilidade, a possível depreciação e principalmente o retorno que ele pode gerar para a empresa. No caso de computadores, isso é ainda mais importante, já que eles são usados o tempo todo e qualquer falha pode gerar impactos negativos para as atividades dos profissionais.

Tendo isso em mente, uma das principais vantagens de adquirir computadores com sistema operacional já instalado é a redução de custos que isso traz. Para começar, a TI não precisará se preocupar com a compra dessa plataforma por fora, gerando uma economia direta sobre o valor.

Além disso, a equipe não precisa gastar tempo para comprar e instalar o sistema operacional nos PCs. No final das contas, é uma economia muito bem-vinda, tanto no uso de Windows quanto no de Linux.

2. Garantia de qualidade

Reduzir os elos de uma corrente de responsabilidades é a melhor forma de evitar problemas em um processo de compras. Nesse caso em específico, estamos falando da garantia sobre a qualidade do produto. A compra diretamente na loja traz consigo o risco de adquirir um software pirata — algo impensável para uma empresa.

Ao comprar com a plataforma embarcada, você tem a certeza de que o fornecedor está provendo algo confiável, já que o produto é acompanhado de uma garantia e da nota fiscal. Na prática, é a melhor forma de evitar dores de cabeça com um risco desnecessário.

Para ir além, o próprio funcionamento do sistema está protegido por um serviço específico: o suporte .

3. Suporte do fabricante

Alguns dos melhores fabricantes — seja de computadores tradicionais, seja de notebooks ou All in Ones — oferecem um suporte exclusivo para seus clientes. Caso haja um problema de hardware ou software, eles podem ser acionados para ajudar a solucionar a questão — e o mesmo se aplica ao sistema operacional.

Se o computador é adquirido com Windows ou Linux, o fabricante pode intervir diretamente no caso de solicitação da equipe de TI. Nessa situação, a empresa conta com mais uma camada de segurança contra instabilidades do sistema. Resumidamente, é uma garantia de segurança quanto ao funcionamento do sistema operacional.

Como escolher entre Windows e Linux?

Na hora da escolha, não basta verificar se o computador vem com sistema operacional, mas conferir quais exatamente são as opções disponíveis. No geral, a maioria dos fabricantes oferece PCs com Windows ou Linux. Além das particularidades de ambos os sistemas, é preciso considerar as demandas específicas de cada empresa e dos profissionais que vão utilizar esses equipamentos.

Destacamos aqui as principais vantagens desses sistemas operacionais, dando algumas dicas para você acertar na escolha.

Windows

O Windows é o sistema operacional mais conhecido em todo o mundo graças ao amplo domínio que a Microsoft estabeleceu no mercado ao longo das primeiras décadas que seguiram sua fundação. Hoje, apesar de compartilhar esse espaço com outras gigantes da tecnologia, a empresa mantém uma boa frequência de lançamento de novas versões do Windows e, anda mais importante, de suas atualizações.

Por isso, uma das principais vantagens é a compatibilidade com diversos softwares e aplicativos. Além disso, a Microsoft valoriza muito a facilidade de uso dos seus produtos, o que torna o Windows um sistema que busca ajudar o usuário a conseguir o que quer.

Não é à toa que ele se mantém entre os sistemas operacionais mais utilizados em todo o mundo — principalmente no ambiente corporativo. Atividades que não costumam exigir grande performance do computador (recursos humanos e outros setores administrativos, por exemplo) se dão muito bem com o Windows.

Linux

O Linux é um sistema aberto, ou seja, que funciona como um núcleo do sistema operacional, permitindo que o usuário personalize a interface e suas funcionalidades conforme sua preferência. Em contrapartida, isso traz consigo a necessidade de um conhecimento técnico um pouco maior, caso o profissional deseje fazer muitas alterações na plataforma.

Outro ponto a ser considerado é a limitação que o Linux tem em relação à compatibilidade de softwares. Ainda assim, no ambiente empresarial é mais comum encontrar soluções desenvolvidas especificamente para rodar com Linux — inclusive criações da própria equipe de TI.

Já um dos grandes destaques positivos fica pela questão da segurança. Por ter se popularizado tão rapidamente nas primeiras décadas, o Windows foi por muito tempo o principal alvo de hackers e cibercriminosos. O Linux, por sua vez, se manteve mais restrito aos profissionais de TI por algum tempo, fazendo com que as ameaças fossem menos frequentes.

Ainda assim, ambos os sistemas têm seus prós e contras em relação à segurança. O importante é garantir, no planejamento de compra, que essa questão esteja na pauta. Afinal, a equipe de TI deve estar apta a garantir a segurança do sistema operacional adotado.

O que mais levar em conta na hora da compra?

Por fim, é essencial fazer um levantamento de quais são as demandas específicas de cada profissional da empresa. O setor de TI costuma se dar muito bem com o Linux, ainda que possa manter à disposição alguns computadores com Windows para a configuração de determinados softwares.

Contudo, diversas atividades da empresa podem exigir o uso de softwares específicos, que trazem consigo uma demanda por Windows. Além disso, é natural que os profissionais nessas posições não tenham conhecimento técnico suficiente para personalizar o Linux ou mesmo lidar com suas configurações mais básicas. Nesses casos, o Windows tende a ser uma opção mais amigável.

Como você pôde ver, um computador com sistema operacional é, de diferentes pontos de vista, uma ótima escolha. Coloque na ponta do lápis as demandas da sua empresa e faça uma escolha consciente. Os benefícios, como mostramos aqui, são muitos!

Se você quer as melhores opções em computador com sistema operacional já instalado, entre em contato com a Positivo e fale com quem mais entende do assunto!

Leave a Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave A Comment